Os Parklets foram criados nos Estado Unidos como forma de converter o espaço da vaga de estacionamento dos automóveis na via pública em espaços de lazer e recreação, trata-se de uma democratização do espaço público. No Brasil, o conceito de Parklet surgiu em São Paulo em 2012, e desde então vem se espalhando por várias capitais e grandes cidades do país.

A atual administração do município de Farroupilha vem investindo muito em lazer, cultura e inovação, estimulando cada vez mais a população na utilização dos espaços públicos. Tanto que uma via de grande importância do município, a Rua Júlio de Castilhos, será a primeira a ganhar um Parklet. Serão duas quadras destinadas a instalação de mobiliários urbanos com o objetivo de melhorar o lazer dos pedestres e de turistas.

Segundo a Arquiteta Samila Balbinot, responsável pelo projeto, “Há uma grande expectativa na instalação dos Parklets no município de Farroupilha, esperamos uma boa aceitação por parte da população, e a conscientização da mesma para uma maior valorização da utilização do espaço público e menor valorização da utilização de veículos, instigando a vontade de andar a pé pelas ruas da cidade e tornando este hábito algo prazeroso com lugares bonitos e agradáveis. Esperamos que os farroupilhenses tenham esse espaço como seu, servindo como um acolhimento para descanso nos dias agitados.”

A Metalco agregou seus produtos de ponta e sua expertise no desenvolvimento do Parklet que foi instalado na Rua Júlio de Castilhos, Farroupilha. Este Parklet por si só, já é considerado um produto especial composto de itens de linha como o bicicletário SPYRA  e a floreira BAMBU, e itens desenvolvidos especialmente para este projeto como toda a estrutura de deck com pergolado, bancos, mesas e lixeiras especiais e a lindíssima estrutura de ferro forjado que dá graça e beleza ao projeto.

Acima foram destacados os itens usados na construção deste Parklet, entretanto o mesmo pode ser configurado conforme os desejos e necessidades da comunidade onde será inserido, afinal a Metalco tem diversos produtos que podem fazer do Parklet um lugar agradável para partilhar momentos ao ar livre.

 

Profissionais Envolvidos no projeto:

  • Arquiteto Responsável: Arq. Samila Balbinot
  • Projeto Elétrico: Eng. Eletricista Marcos Gaudie Ley Lindau
  • Colaboradora: Tainara Bertuzzi Chiele (acadêmica de arquitetura)
  • Idealizador: Eng. Civil Deivid Argenta
  • Idealizador: Eng. Civil Luciano Zatti