Imagine você parado em um congestionamento no trânsito, esperando sua vez, olha pela janela e vê um cidadão de bicicleta seguindo em frente…opa, um só não, vários! Legal né? Pois é, diante do trânsito em diversas cidades, andar de bicicleta tem sido uma ótima alternativa para fugir dos engarrafamentos.

O Rio de Janeiro começou a implantação de ciclovias nos anos de 1980, em 2010 já contava com 300 km de ciclovias, está em primeiro lugar entre as grandes cidades do Brasil e o segundo lugar na América do Sul, perdendo para Bogotá, capital da Colômbia, em quilômetros de ciclovias. Outra grande cidade que incentiva o uso das bicicletas é Nova York, há mais de 40 anos construindo ciclovias. Na Europa, destaca-se Holanda que possui 29.000km de ciclovias, boa parte destinada ao lazer e outra para o transporte individual do dia a dia.

Por isso, se faz importante os pontos de apoio aos ciclistas, não só investimento em ciclovias mas também, em estacionamentos. Segundo pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro, realizada pela ONG Transporte Ativo sobre o motivo para adotar a bicicleta: 42,9% respondeu rapidez e praticidade, 24,2% saúde e 19,6% custo. A pesquisa levantou ainda como principais problemas enfrentados pelos ciclistas: 34,6% desrespeito dos condutores motorizados, 26,6% falta de infraestrutura adequada, como ciclovias e bicicletários.

Alguma dúvida de que essa tendência aponta um novo olhar para o planejamento das cidades e dos empreendimentos, observando onde se deve construir e onde não se deve construir? Um olhar mais profundo para as necessidades de quem utiliza a Bike, seja no dia a dia, seja a lazer, se faz necessário diante desse cenário. Algumas iniciativas são exemplos positivos mostrando que é possível incentivar o uso das bicicletas.

Contribuindo com a questão da mobilidade urbana, a Metalco apresenta um série de modelos que alia design e versatilidade aos espaços destinados ao apoio aos ciclistas. Agora, você pode planejar seu empreendimento, espaço público ou obra com o olhar também voltado para a mobilidade urbana. Confira nossos bicicletários!

Modelo SPYRA

 

 

 

Modelo Café

 

Modelo Waves

 

Modelo Reset

 

Modelo PB1

 

 

Confira mais informações sobre o uso das bicicletas nas grandes cidades!

 

O uso das bicicletas nas grandes cidades

Infográfico: O uso das bicicletas nas grandes cidades | Extra.com.br.

Fontes:
http://conteudo.extra.com.br/html/infografico/Uso-da-bicicleta.html#finalpag
http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta_noticia.php?bicicleta_nas_grandes_cidades.&id=6671
https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/noticia/como-tornar-viavel-o-uso-de-bicicletas-nas-cidades-brasileiras-veja-projetos-que-dao-certo.ghtml

Fotos: banco de imagem Metalco